02 Out 2017

ENDOMETRIOSE

Introdução: O conceito de endometriose se dá pela presença do tecido endometrial fora da cavidade uterina, chegando acometer até 15% das mulheres em idade reprodutiva, sendo umas das causas de queixas de dor pélvica e também infertilidade. É afecção estrógeno dependente, portanto não sendo encontrado antes da menacme (1º menstruação), e raramente após a menopausa. É uma doença de diagnóstico tardio realizado entre os 30 e os 40 anos.

Muitas duvidas sobre esta doença não estão estabelecidas, como sua etiologia, e principalmente em seu tratamento.

Os locais anatômicos acometidos com maior frequência são ovários, peritônio da cavidade pélvico, ligamentos útero sacro, e outros sites, tornando o conceito de doença sistêmica. Mas os principais locais mais cometidos são os ovários, peritônio e septo reto vaginal.

O conceito de endometriose profunda  surge ao fato dos locais de acometimentos, observação clinica, e sua abordagem para diagnóstico mais difícil em suas investigações.

 

Quadro clinico

Os quadros clínicos estão relacionados a vários sintomas dolorosos devido a localização, o grau de invasão e a profundidade dos acometimentos nos órgãos. Também não é possível relacionar o grau de severidade com o local da lesão. Sempre que sintomas como dismenorreia, dispaurenia, dor pélvico acíclica, infertilidade, sintomas urinários e intestinais cíclicos em período pré e pós menstrual, devemos investigar endometriose.

Dismenorréia é a dor em região pélvica que ocorre durante o período menstrual e pode ser classificadas:

Leve que melhora com ou sem medicação.

Moderada não melhora com medicação, mais não incapacita para suas atividades habituais.

Severa não melhora com medicações e impede suas atividades habituais.

Dispaurenia é a dor que ocorre durante o ato sexual devido aos locais de implantação e no acometimento profundo da doença.

Dor Pélvica acíclica são dores que não tem correspondência com ciclo menstrual e pode permanecer por um período prolongado por mais de 6 meses consecutivos.

Infertilidade  é conceituada em um casal que tem vida sexual ativa e tenta engravidar por um período maior que um ano.

As outras alterações como intestinais, urinárias com sintomas cíclicos relacionadas aos ciclos menstruais, podemos levantar suspeitas de endometriose.

Em ordem decrescente as principais queixas são dismenorreia (50%), dor pélvica crônica (25%) e infertilidade (15%).

Aos exames ginecológicos os sintomas são dependentes das localizações e do grau do estágio da doença.

Toque bi manual, útero fixo ou retrovertido, desviado devido aos processos de aderências, aumento de volume dos anexos sugestivo de cistos de ovários, outros sinais como dor, sangramento com relação ao ciclo menstrual, principalmente em cicatrizes cirúrgicas, espessamentos e dor nos ligamentos útero sacro e nódulos em fundo de saco posterior, que é sugestivo de doença de acometimento profundo.

Diagnóstico Laboratorial existem diversos métodos, para confirmar a presença da patologia. A mais usada é o marcador CA 125 , que pode estar elevado em vários eventos, como miomas, doenças inflamatórias pélvicas, gravidez do 1º trimestre e cisto adenomas dos ovários. Vale lembrar que a melhor fase para a pesquisa do CA 125 é no período menstrual devido elevar a possibilidade de identificar a patologia no seu estágio mais avançado.

 

O envolvimento das alterações imunológicas envolvidos na sua etiopatogenia novos marcadores é pesquisado, por exemplos as células Natural-Killers e das Interleucinas, os resultados não são promissores a ponto de evitar a indicação para a tentativa do diagnóstico invasivo.

Este conteúdo está associado com o nosso curso online Aspectos Ecográficos da Endometriose